Saiba como se cuidar contra doenças respiratórias durante a mudança de estação
Clima seco e frio dificulta funcionamento das vias respiratórias e propicia infecções
As baixas temperaturas influenciam na disseminação de vírus causadores de gripe, resfriado e Covid-19. Embora o inverno apareça apenas em 20 de junho, também é possível verificar o aumento de casos de doenças como rinite, asma e bronquite durante o outono.
Segundo a otorrinolaringologista Marcela Lima, geralmente as pessoas se aglomeram mais na época do frio e, com isso, o vírus circula com mais facilidade. Além disso, o clima seco e frio acaba dificultando o funcionamento das vias respiratórias e propiciando infecções.
“As crianças ainda estão no processo de desenvolvimento imunológico e, os idosos, ao contrário, estão tendo um declínio desse sistema”, disse a médica.

Tosse, espirro, dor de cabeça e no corpo podem ser comuns com as variações de temperaturas. Nos casos em que os sintomas persistem por mais de cinco dias, sendo do grupo de risco ou não, a melhor escolha é não esperar e procurar ajuda médica.
O uso dos antigripais pode aliviar os sintomas da gripe, mas existem outros tipos de cuidados e tratamentos que podem auxiliar na prevenção e melhora do quadro. Conforme a especialista, se vacinar e manter um estilo de vida saudável aumenta a imunidade.
“O importante é repouso, hidratação e alimentação adequada para que o organismo desse paciente consiga se recuperar”, explicou Marcela.
Leia também